sábado, 17 de setembro de 2011

O que é Flexografia?


A Flexografia foi criada nos Estados Unidos em 1860 com o nome de impressão anilina, patenteada por John A. Kingsley. Por volta de 1952 houve a mudança do nome para Flexografia.

É um processo de impressão direta, que utiliza fôrma flexível relevográfica e tintas líquidas (à base de água ou solvente) de secagem rápida.

Suas características básicas são:

  • Forma relevográfica flexível;
  • Secagem da tinta por evaporação do solvente ou polimerização através de radiação UV (Ultravioleta);
  • Impressão direta;
  • Impressão de todas as cores em uma única passagem;
  • Durabilidade da fôrma em função do material utilizado em sua confecção e do suporte a ser impresso.

O sistema de impressão flexográfica é muito versátil, permitindo a impressão sobre os mais variados substratos, tais como: papel, plásticos, ráfia, papelão ondulado, cerâmica, em uma vasta gama de aplicações:

Aplicações

  • Editoria (jornais, tablóides, listas telefônicas);
  • Embalagens - o maior crescimento da flexografia encontra-se no ramo de embalagens flexíveis (celofane, polietileno, polipropileno, nylon, poliéster, alumínio, papel, papelão ondulado);
  • Papéis para presente;
  • Cortinas para box de banheiro;
  • Toalhas de papel;
  • Faixas promocionais;
  • Copos descartáveis;
  • Papel pautado;
  • Cerâmica;
  • Tecidos.

Cuidados com Chapas

Para assegurar a qualidade e durabilidade dos clichês, siga estas recomendações de nossa equipe.

Limpeza

A limpeza é de fundamental importância, pois a durabilidade dependerá, em muito, de como o clichê é limpo.

Para a limpeza, deve-se utilizar o solvente utilizado na tinta, facilitando assim, a remoção da tinta da superfície da chapa e garantindo a compatibilidade do solvente com a chapa.

A tinta nunca deverá secar completamente sobre o clichê. Nas paradas da máquina deve-se aproveitar para fazer a limpeza, utilizando uma escova de cerdas macias.

Mesmo de um dia para outro, a chapa deverá ser completamente limpa, removendo-se principalmente a tinta que penetra nos textos negativos ("vazados") e nas letras pequenas. O excesso de tinta sobre o clichê é um dos inimigos mais comuns da impressão flexográfica de qualidade.

Ozônio

O ozônio (O3) ou ozona, como também é conhecido, é uma forma ativada do oxigênio (O), é um dos principais inimigos dos fotopolímeros. Ataca a superfície da chapa, inutilizando-a.

O problema se manifesta de forma mais grave em empresas que extrusam os seus próprios filmes, pois o ozônio é formado em largas porções ao redor do Tratamento Corona da Extrusora, sendo levado então pelas correntes naturais de ventilação do ambiente, em direção à impressora onde ataca o clichê.

Para evitar este ataque, sugere-se a instalação de um sistema de exaustão nas extrusoras para remover o ozônio do ambiente.

Para conservar e proteger as chapas deve-se utilizar óleo de silicone. Após a limpeza deve-se umedecer a superfície do clichê, formando uma película oleosa protegendo-o do ozônio.

Compatibilidade de Tintas e Solventes

Para verificar se um solvente é compatível ou não com as chapas de impressão, deve-se proceder da seguinte forma:

1. Imergir o clichê de fotopolímero (com a dureza e a espessura previamente medidas e anotadas) na tinta e/ou solvente por 24 horas;

2. Retirar, limpar e medir sua espessura e dureza.

Para que a tinta e/ou solvente sejam considerados compatíveis, a redução da sua dureza deve ser menor que 5 Shore A e o aumento da sua espessura ser menor que 0,10 mm.

Abaixo, uma tabela de concentração dos solventes para utilização com chapas de fotopolímero:

Tabela de Concentração dos Solventes

Para maiores informaes, consulte nossos especialistas atravs do e-mail flexsystem@flexsystemcliches.com.br

Componente

Concentração recomendada (%)

Concentração Máxima (%)

Álcool Etílico

100

-

Álcool Isopropilico

100

-

Butílico Normal

100

-

Propílico Normal

100

-

Etil Cellosolve

100

-

Água

100

-

Acetato Etílico

15

25

Acetato Propílico Normal

15

25

Hexano

6

10

Heptano

6

10

Benzeno

5

8

Tolueno

0

Sistema Encapsulado

O Sistema Encapsulado consiste em uma câmara com lâminas, substituindo o cilindro tomador do sistema convencional.


Com este sistema pode-se manter uma aplicação mais estável da película de tinta, pois elimina a influência da pressão hidrodinâmica da tinta, diminuindo-se a dependência do operador sobre o processo de entintagem, melhora do controle sobre a viscosidade da tinta em virtude de ser um sistema fechado com redução da evaporação do solvente.

Ë necessário que se utilizem reservatórios de tinta com bombeamento constante, dotados de filtro magnético para reter os resíduos da lâmina, tornando a tinta homogênea por mais tempo.

Cilindros Anilox

O nome anilox deveu-se também ao seu inventor, que comercializava tintas anilinas com o nome terminando em OX, tal como LITHOX e aí o chamou de ANILOX.

O cilindro anilox tem uma função muito importante que é a de dosificar a quantidade de tinta a ser transferida para o clichê, possibilitando um maior controle da carga de tinta.

Gravação a Laser

Na gravação de cilindros anilox a laser pode-se obter capacidades volumétricas diferentes com a mesma lineatura, possibilitando maior versatilidade ao operador na hora da impressão.

A capacidade volumétrica é expressa em Bilhões de Micrômetros Cúbicos (BCM) por polegada quadrada ou mililitros por metro quadrado (mL / m2). O fator de conversão de BCM para mL / m2 é dado pela fórmula: 1 BCM = 1,55 mL / m2 .

O formato da célula se apresenta na forma hexagonal, com paredes de 3 a 10 µm, com a relação da abertura com a profundidade, entre 23 e 33%.

Para se escolher o melhor anilox para se utilizar em um trabalho, deve-se observar três pontos importantes:

  • Lineatura;
  • Capacidade volumétrica (BCM);
  • Diâmetro do menor ponto da retícula.

Na relação clichê x anilox, o valor base para um clichê reticulado e o cilindro anilox é de 1 para 5,5. As células do anilox não podem ser maiores que o menor ponto do clichê, esta relação se torna mais crítica quando o clichê é obtido pelo sistema digital, onde os pontos são menores que os pontos obtidos pelo sistema convencional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário